Cuidados com a alimentação de filhotes
Os tutores costumam apresentar dúvidas sobre se o cachorro pode comer kiwi e outros alimentos como manga e abacaxi. Caso autorizado pelo veterinário, é possível oferecer ao filhote desde que determinadas orientações sejam seguidas. No entanto, existem opções consideradas tóxicas ao organismo dos caninos que incluem a cebola, alho, chocolate, doces feitos de xilitol, uvas-passas e alimentos ricos em sódio, conforme explicado pela Proteste.
Atualmente, o número de animais de estimação aumentou no Brasil para 30% e 150 milhões de lares brasileiros possuem pelo menos um animalzinho. Os cuidados com os fiéis cachorrinhos sempre são pontos de atenção aos tutores que querem oferecer o melhor e, por isso, demonstram receio com determinados alimentos devido aos ingredientes por poderem causar alergias ou diarréias.
A importância da alimentação na fase de filhote
A boa alimentação do cachorrinho previne problemas de supernutrição que podem levar ao estágio de obesidade e correr o risco de desenvolver a doença ósteo-articular, além da subnutrição que é um problema grave. As rações precisam ser exclusivas para os filhotes, pois nesta fase, eles precisam de mais energia justamente por estarem em desenvolvimento.
Para garantir que os cachorros tenham uma alimentação completa, opte por rações que contenham ômega 3 e 6, e minerais como cálcio, fósforo, potássio e sódio, de acordo com a especificação do AbinPet. É fundamental conter também vitamina A, D, E, tiamina, riboflavina, vitamina B12, ácido fólico e colina que auxiliam no desenvolvimento do seu amigo.
Como escolher a melhor ração para o seu filhote?
O ideal é que a escolha de ração seja própria para filhotes, pois se trata de uma alimentação completa que oferece todos os nutrientes necessários ao cachorrinho. Os ingredientes são previamente selecionados a fim de proporcionar equilíbrio da região intestinal e assegurar que as fezes sejam sempre duras, com pouco odor e nunca amolecida, conforme explicado pela Casa da Pesca.
Além disso, existem rações próprias para cada tipo de raça de cachorro que podem ser recomendadas pelo médico veterinário do seu amigo. E, de acordo com a Proteste, há também opções secas, semi-úmidas e úmidas que auxiliam na alimentação e são extremamente nutritivas e podem ser sugeridas durante a consulta.
Alimentos caseiros para filhotes: receitas saudáveis e seguras?
Os alimentos caseiros podem ser oferecidos aos filhotes, como pedaços de carne de boi ou frango. Elas podem ser inseridas com a ração ou servirem de petiscos para determinados horários do dia, porém, sempre converse com um especialista antes de fazer a inclusão destas opções na dieta do cãozinho.
A Proteste também explica a importância de oferecer alimentos livres de transgênicos porque eles fazem mal à saúde do pet. Opte pelos naturais porque não fazem mal ao organismo delicado do cachorro e, se você tiver receio dos alimentos caseiros, solicite pela manipulação de petiscos com aromas e sabores de sua preferência desenvolvidos pela DrogaVET.
Cachorro pode comer kiwi?
O cachorro pode comer kiwi, mas você precisa remover a casca e também ter cuidado com as sementes ao oferecer a fruta porque elas podem asfixiar o bichinho. Portanto, converse com o veterinário para entender de que forma disponibilizar a fruta ao filhote.
Existem algumas frutas que os cachorrinhos também podem consumir que incluem maçã, pêra, banana, morango, melancia e pêssego. Entretanto, há determinadas opções que não podem ser oferecidas que são as uvas, cerejas, abacate, carambola e caqui.
Dicas para manter seu filhote com um peso saudável
O processo de alimentação precisa ser regrado e na quantidade estabelecida pelo veterinário e, caso você queira oferecer comida, é fundamental prepará-la com água e sem incluir sal, óleo, vinagre e demais temperos. Por isso, converse com o profissional para obter uma dieta completa e oferecê-la ao seu filhote todos os dias.
Escolha horários para o seu cachorrinho se alimentar no almoço e jantar, lembrando de colocar a ração na quantidade correta. Deste modo, ele consegue comer com tranquilidade, não fica com fome durante o dia e tem a energia necessária para brincar e correr pela casa.
Ao entender que cachorro pode comer kiwi, você tem a possibilidade de oferecer algumas frutas e também alimentos sem temperá-los. E, você também tem a segurança de contar com a DrogaVET para manipular petiscos conforme a necessidade do seu amiguinho a fim de o manter forte e pronto para se divertir!