O que fazer em caso de falta de energia
O que fazer em caso de falta de energia
Em tempos de crise hídrica, quando os níveis dos reservatórios estão baixos, apagões e problemas no fornecimento de energia estão se tornando mais comuns. Após sucessivos períodos de baixa pluviosidade, os volumes de água atingiram a zona de perigo e ainda estão abaixo dos níveis observados em 2001, quando o país passou por um forte racionamento de energia. Mas, o que fazer se falta energia?
A dependência pelos recursos energéticos tem aumentado devido ao aumento maciço de eletrodomésticos e eletrônicos. Embora o equipamento seja mais econômico hoje, a quantidade é maior.
Um dos objetivos do avanço tecnológico é tornar os objetos cada vez mais inteligentes e conectados à Internet, transformando gradativamente a casa em um produto conectado e único. Nada funciona sem eletricidade para alimentar todo o sistema. Por isso, é muito importante saber o que fazer se falta energia!
Dicas úteis sobre o que fazer se falta energia
Você sabe o que fazer se falta energia? Quedas de energia podem acabar queimando eletrodomésticos, danificando cabos, causando acidentes e ainda ocasionando festas e eventos. Mas existem maneiras de evitar frustrações desnecessárias. Confira a seguir nossas dicas e saiba o que fazer em determinadas situações!
Contenha o pânico
Tanto em sua casa como em uma empresa, uma queda de energia pode causar medo e desconforto para muitas pessoas.
Se a situação acontecer em uma empresa, é importante, em primeiro lugar, tranquilizar rapidamente as pessoas com um sistema de áudio de emergência conectado a um gerador. Além disso, deixe uma pessoa responsável por emitir avisos e orientações ao longo do evento, tranquilizando as pessoas nos andares de cada organização ou áreas mais restritas.
Entre em contato com a distribuidora de energia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) alerta que é necessário notificar as distribuidoras de energia quando for constatada a falta de energia. Seu contato é importante para detectar problemas e atender o mais rápido possível. Em caso de tempestade, queda de árvores, roubo de cabos, etc., a empresa pode tomar as medidas cabíveis. Porém, quando não está ao seu alcance, chama a empresa para corrigir o que acaba dando errado.
Luz de emergência
As luzes de emergência, como, por exemplo, uma luminária de emergência, geralmente não são muito bonitas e não são boas para combinar com o estilo da decoração, mas você ainda pode encontrar outras mais bonitas se procurar bem.
É importante analisar e fazer a instalação de pelo menos uma próximo a uma porta ou saída, assim ficará mais fácil controlar o acesso das pessoas, em especial nos casos de ambiente corporativo.
Além disso, é válido destacar que usar geradores é imprescindível principalmente em empresas, indústrias e hospitais. Com isso, você conta com uma fonte de energia adicional capaz de atender às demandas elétricas para que as instalações continuem funcionando normalmente mesmo em caso de falta de energia.
Também vale lembrar da vela, você deve sempre mantê-las ao alcance, mesmo no escuro, de preferência acompanhada de uma caixa de fósforos. Porém, tenha cuidado e não deixe ao alcance de crianças e mantenha longe de papéis e plásticos para evitar outros riscos, como acarretar um incêndio. Por fim, possuir uma lanterna com boas baterias é muito útil também.
Não esqueça de seus direitos
Você tem direito a indenização por danos causados por falha de energia. Se você queimou equipamentos ou perdeu negócios, notifique a empresa responsável pela distribuição em sua área em até 90 dias após o incidente. Caso não seja devidamente atendido, entre em contato com o órgão estadual.
Como evitar prejuízos quando falta energia?
As empresas são as mais afetadas pela falta de energia. Isso vale para produtos que acabam estragando por falta de refrigeração, aparelhos eletrônicos queimados e outras situações semelhantes.
Assim, em caso de queima do aparelho, o consumidor pode recorrer diretamente à Aneel para obter ajuda. Deve ser contatado em até 90 dias após o ocorrido, preencher o formulário no site da concessionária de energia e ter em mãos fotos dos alimentos estragados ou nota fiscal do produto, se possível.
A concessionária pode querer realizar uma inspeção do produto. Os resultados devem estar disponíveis em até 15 dias, após os quais os consumidores receberão reembolso em dinheiro, substituição do produto ou reparo do dispositivo. O processo é o mesmo se o alimento for perdido devido a uma queda de energia sem preservação. A empresa deve ser notificada e aguardar o andamento do processo.
O que é importante usar em caso de falta de energia?
Uma dica importante nesse caso é ter um kit de emergência para essas ocasiões, em um espaço ou recipiente destinado para esses itens. Também é importante incluir um kit de primeiros socorros e alguns remédios em caso de emergência.
Se possível, mantenha a bateria fora do dispositivo, mas dentro da embalagem para facilitar o acesso. Isso evita danos às baterias e eletrônicos devido a possíveis vazamentos em baterias portáteis.
Além disso, é uma boa ideia usar um banco de energia para armazenar baterias para carregar seu telefone. Estar com o seu celular carregado é muito importante nessa hora, principalmente se você não tiver um telefone fixo tradicional em casa.
Possuir luminária de emergência nessa situação é uma opção interessante. Elas podem ser instaladas em corredores ou portas de saída importantes para facilitar o movimento. Embora as baterias desses aparelhos não durem muito, elas podem ser úteis na organização das pessoas em um único ambiente e evitar acidentes. Além disso, ter todos na mesma sala ajuda a economizar baterias e velas.
Alternativa renovável e acessível
Como vimos, mesmo com outros fatores, a principal causa das quedas de energia é a crise hídrica. No entanto, existe uma solução muito interessante no setor de energia que pode promover inúmeros benefícios e evitar que as empresas de energia fiquem sobrecarregadas: a energia solar.
A energia solar fotovoltaica possibilita que você seja autossuficiente e gerencie sua energia de forma 100% limpa e sustentável. Além de oferecer um nível maior de segurança, você ganha benefícios financeiros, pois um sistema fotovoltaico pode te ajudar a economizar até 99% na conta de luz, permitindo que você use a economia para outros fins e realizações.