O que são os cancerígenos e o que eles fazem no corpo?
O que são os carcinógenos e que eles fazem no corpo?
O câncer é uma doença muito complexa. Acontece quando coexistem de DNA que provocam o crescimento de células no seu corpo e que se dividem fora de controle.
Os carcinógenos são substâncias que podem causar alterações de DNA que podem levar ao câncer.
Este artigo irá analisar mais de perto os carcinógenos, como podem causar câncer, e as medidas que se pode tomar para ajudar a se proteger de carcinógenos conhecidos.
O que é um agente carcinógeno?
Um carcinógeno é uma substância ou tipo de exposição que pode causar o desenvolvimento do câncer.
Podemos encontrar carcinógenos de muitas formas diferentes. Isto inclui através de:
- fazer ambiente
- escolhas de estilo de vida específicas
- tratamentos médicos certos
- alguns tipos de tolerantes
- exposição em casa ou no local de trabalho
Os cientistas utilizam estudos laboratoriais em células e animais para ajudar a determinar se uma substância específica é cancerígena. Utilizam também estudos epidemiológicos, que avaliam as tendências e os fatores de risco associados ao câncer num determinado grupo de pessoas.
Como são classificados os carcinógenos?
Duas organizações determinam principalmente que agentes são considerados carcinogênicos. Estas são a Agência Internacional de Investigação do Câncer (IARC) e o Programa Nacional de Toxicologia (NTP).
O IARC, que faz parte da Organização Mundial de Saúde (OMS), analisou mais de 1.000 potenciais agentes cancerígenos. No entanto, apenas 122 agentes são atualmente classificados como agentes cancerígenos conhecidos para os seres humanos. Os restantes são classificados como:
- provavelmente carcinogênicos (93 agentes)
- possivelmente carcinogênico (319 agentes)
- não classificável – risco desconhecido (501 agentes)
O NTP atualiza o seu relatório sobre carcinógenos de poucos em poucos anos. A atualização mais recente foi em Dezembro de 2021. Atualmente, 64 agentes são listados como conhecidos carcinógenos para os seres humanos, enquanto 192 são previstos como sendo carcinógenos para os seres humanos.
Como é que os carcinógenos causam o câncer?
O câncer acontece devido a mutações (alterações) no DNA. Estas mutações têm impacto na forma como algumas células crescem e se dividem no seu corpo.
Normalmente, o crescimento e divisão celular é um processo rigorosamente controlado e muito preciso. Mas quando este processo é interrompido, pode causar o crescimento e divisão das células de uma forma descontrolada e imprevisível.
As mutações celulares que podem levar ao câncer podem:
- ser herdadas dos seus pais
- acontecer ao longo do tempo devido a erros naturais durante a replicação do DNA, um processo que tem de ter lugar cada vez que uma célula se divide
- acontece devido a carcinógenos que encontra durante a sua vida
Em termos simples, os carcinógenos causam danos no DNA. Na maioria dos casos, estes danos são capturados e reparados por proteínas especializadas nas suas células. Em situações graves, a célula afetada pode mesmo morrer.
No entanto, por vezes, estas salvaguardas não acontecem. Quando os danos no DNA de uma célula não são reparados, podem levar a mutações que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer.
No entanto, só porque algo é rotulado como cancerígeno, não significa que conduza absolutamente ao câncer. O risco de ser exposto a um determinado agente cancerígeno pode ser influenciado por muitos factores, incluindo:
- o carcinógeno específico em questão
- a frequência de exposição (com que frequência)
- a intensidade da exposição (quanto)
- a duração da exposição (quanto tempo)
- fatores genéticos individuais
Alguns tipos de câncer parecem ter “janelas de susceptibilidade”. Isto significa que algumas pessoas podem ter mais probabilidade de desenvolver câncer em momentos específicos da sua vida (por exemplo durante a puberdade ou menopausa ou andropausa) do que em outras fases. Geralmente, esses cânceres estão ligados as flutuações hormonais da testosterona e do estrogênio/progesterona.
Quais são alguns dos agentes cancerígenos mais comuns?
Existem muitos tipos diferentes de agentes cancerígenos. Vejamos alguns dos mais comuns.
Carcinogênicos relacionados com o estilo de vida
Os carcinógenos relacionados com o estilo de vida estão ligados a circunstâncias ou escolhas associadas à sua vida quotidiana. Alguns dos carcinógenos mais comuns relacionados com o estilo de vida com os quais se pode estar familiarizado incluem:
- produtos do tabaco, incluindo tanto os produtos fumados como os não fumados
- produtos transformados de carne
- dispositivos de bronzeamento ultravioleta (UV)
- bebidas alcoólicas
Segundo a American Cancer Society (ACS), o tabaco é a principal causa de morte evitável. Causa 20% de todos os cânceres, incluindo 80% dos cânceres do pulmão, e cerca de 30% de todas as mortes por câncer.
Carcinogênicos ambientais
Alguns carcinógenos ambientais, tais como a radiação UV, podem ocorrer naturalmente. Outros, como o fumo passivo e a poluição atmosférica, são de origem humana.
Exemplos de carcinógenos ambientais comuns incluem:
- Radiação UV da luz solar
- fumo passivo de pessoas que fumam produtos do tabaco
- o fumo em terceira mão, que é o fumo residual de longa duração deixado nas superfícies (como vestuário e mobiliário) dos produtos do tabaco
- poluição do ar exterior, especialmente partículas em suspensão que se podem acumular nos pulmões
- fumos de escape do motor
Não há forma de prevenir completamente o câncer. Contudo, você pode tomar medidas para evitar a exposição a carcinógenos conhecidos, o que pode ajudar a reduzir o seu risco de desenvolver câncer.
E caso existam sintomas como perda de peso inexplicável, sangue no esperma , dor ao engolir ou falar, nódulos que surgem sem explicação, o ideal é procurar imediatamente um médico para verificar se existe um câncer em desenvolvimento ou não.