Quais os benefícios de realizar rodízio de pneus em um veículo?
O rodízio de pneus é algo muito importante e que tem que ser levado a sério por todos os condutores. Essa prática pode prevenir vários tipos de problemas, deixar a condução mais confortável e até evitar acidentes. Por tudo isso, é fundamental entender como isso funciona e saber a hora exata de fazer.
Muitos motoristas, no entanto, não fazem ideia de como essa troca entre os pneus deve acontecer. Este artigo, portanto, serve justamente para esclarecer tudo sobre esse tema. Entenda o que é essa prática, como ela deve ser feita e quais os seus benefícios. Confira tudo abaixo.
O que é rodízio de pneus?
O rodízio de pneus é um serviço que consiste em trocar periodicamente a posição dos pneus do carro entre si. No caso, remove-se a roda de um lugar para colocar em outro (do eixo traseiro para o dianteiro, por exemplo). Alguns rodízios também incluem, nessa troca, o estepe, mas isso não é uma regra.
O fato é que essa troca entre os componentes do veículo é recomendada pelos fabricantes e também especialistas, pois faz com que o desgaste dos pneus seja mais uniforme com o passar do tempo. Uma vez que a deterioração da borracha dos pneus não acontece igualmente entre todos, realizar esse rodízio é muito indicado.
Benefícios do rodízio de pneus
Os principais benefícios observados quando se realiza essa troca periódica dos pneus diz respeito à melhora na condução e também ao aumento da segurança. É notório o ganho de conforto na direção e a facilidade de manusear o veículo após o rodízio ser feito. Diminui-se até mesmo a vibração do volante.
Além disso, a estabilidade do carro também melhora, pois pneus muito desgastados no eixo da frente, por exemplo, tendem a prejudicar esse aspecto. Quando eles são realocados no eixo traseiro, portanto, a condução passa a ser mais estável.
Por fim, também vale citar a economia que o dono do veículo faz ao realizar o rodízio. Como os pneus que sofrem a tração se desgastam mais rápido, é comum tê-los que trocar logo. Com o rodízio, no entanto, essa renovação dos componentes é retardada, pois o reposicionamento deles no veículo prolonga sua vida útil.
Quando fazer o rodízio de pneus?
O momento certo de fazer esse revezamento entre os pneus é uma informação chave, pois isso é algo que garante o seu bom resultado. No geral, essa prática deve ser feita entre 5 e 10 quilômetros rodados, mas isso pode variar um pouco conforme o fabricante do componente.
Além de atentar para a quilometragem dos pneus, também é interessante observar, visualmente mesmo, o desgaste deles. Preste atenção em como a borracha pode estar mais “comida” no eixo dianteiro em relação ao traseiro. Essa avaliação também pode ajudar a identificar o momento certo de fazer o procedimento.
Em último caso, mas não menos importante, também é recomendado ver o manual do fabricante do veículo. Normalmente ele possui todas as informações necessárias sobre a manutenção do carro, inclusive com indicação de quando realizar o rodízio entre os pneus.
Como fazer o rodízio de pneus?
Em termos gerais, o rodízio entre os pneus deve ser feito a partir da troca dos componentes dianteiros pelos traseiros, mantendo-os do mesmo lado. Isto é, o dianteiro esquerdo fica no lugar do traseiro esquerdo e vice-versa, e o mesmo acontece do lado direito do veículo.
No caso dos veículos com tração nas quatro rodas (4 x 4), o método é um pouco diferente: a troca deve ser feita em “X”. Nesse caso, o pneu dianteiro esquerdo é trocado com o traseiro direito, enquanto o dianteiro direito muda de lugar com o traseiro esquerdo.
Uma atenção especial deve ser dada aos componentes unidirecionais ou assimétricos. Esses tipos de pneus devem seguir os mesmos modelos de troca explicados acima, mas é importante observar a maneira de posicioná-los, pois cada um possui um desenho específico de rolagem. Sobre isso, consulte também o manual do seu veículo.
Dicas para manter seus pneus em bom estado
Quando o assunto é conservar bem os pneus do veículo e preservar sua integridade, existe uma série de práticas e condutas que o motorista pode seguir. A maioria delas, inclusive, tem a ver justamente com a manutenção dos componentes. Veja as principais dicas:
- Mantenha os pneus sempre bem calibrados;
- Faça, periodicamente, o balanceamento e alinhamento dos pneus;
- Evite levar cargas acima do peso suportado pelo veículo;
- Sempre realize a manutenção das suspensões;
- Dirija com cuidado e evite passar muito rápido por cima de buracos.
Além de tudo isso, o próprio rodízio de pneus também é uma forma válida de conservá-los por mais tempo. Como já explicado, isso equilibra o desgaste entre todas as peças e faz com que elas durem mais.
Uma última dica, inclusive, é sempre possuir componentes de qualidade, como os que estão disponíveis na Della Via. A loja conta com uma grande variedade de produtos de excelentes marcas, como pneus Firestone, Bridgestone e Pirelli, além de oferecer também serviços de manutenção realizados por profissionais qualificados. Não deixe de conferir.