Sexo depois da histerostomia
Sexo depois da histerostomia
Uma histerectomia pode aliviar sintomas dolorosos de fibróides, períodos anormais, ou câncer. É natural que tenha dúvidas sobre a saúde sexual se estiver a planejar fazer a cirurgia. Isto inclui a capacidade de ter orgasmos futuros.
Em suma, durante uma histerectomia é pouco provável que prejudique a função sexual. No entanto, a sua resposta sexual após a cirurgia dependerá dos nervos e órgãos que são afetados durante a cirurgia e das regiões que anteriormente lhe proporcionam estímulo sexual.
O ponto G é um ponto elusivo na parede vaginal que algumas pessoas juram possuir a chave para alcançar o orgasmo. Anatomicamente, o ponto G não é uma parte distinta do corpo.
O clítoris é um nó em forma de ervilha que se senta no topo dos lábios internos. É muitas vezes muito sensível. Tal como o ponto G, pode produzir orgasmos quando estimulado. Os investigadores acreditam que o clitóris é a ponta de uma série de “raízes” nervosas que se estendem até ao canal vaginal e formam o ponto G.
A boa notícia é que, se estiver a fazer uma histerectomia, nenhuma destas raízes ou tecidos é susceptível de ser removida. Se tiver atingido o orgasmo a partir da estimulação do ponto G antes, ainda poderá ser capaz de o fazer após a cirurgia.
No entanto, o sexo após uma histerectomia muda. Eis o que poderia antecipar.
Que efeitos tem a histerectomia no sexo?
Os efeitos de uma histerectomia no sexo dependem de quais os nervos e órgãos que são cortados ou removidos durante o procedimento. É importante que as pessoas que fazem uma histerectomia saibam sobre possíveis efeitos secundários da cirurgia e o que podem fazer para avaliar as suas necessidades e procurar ajuda quando for necessário.
Efeitos gerais
Uma histerectomia é uma cirurgia intensa. Mesmo com uma histerectomia minimamente invasiva, ainda precisará de recuperar durante várias semanas. Se tiver uma histerectomia abdominal, a recuperação demorará um mínimo de seis a oito semanas.
A curto prazo, terá de evitar penetração e atividade sexual para que os órgãos e incisões possam sarar. Poderá sentir dor e hemorragia nos primeiros dias após a cirurgia.
Os efeitos a longo prazo dependem muitas vezes do tipo de histerectomia que se tem. São possíveis diferentes efeitos secundários, dependendo dos órgãos que são removidos.
O útero pode estar sensível durante a relação sexual, pelo que a sua remoção pode reduzir ou alterar a sensação, de acordo com a investigação. Isso não significa que ainda não possa experimentar outras formas de sensação sexual (como por exemplo o sexo oral) e alcançar o orgasmo. A sua abordagem pode apenas precisar de mudar.
Efeitos após histerectomia total (remoção do colo do útero)
O colo do útero é sensível ao toque. A pressão de um pénis, dedo, ou brinquedo sexual pode sentir-se bem. Do mesmo modo, o útero e o colo do útero contraem-se durante um orgasmo. Isto contribui para as sensações experimentadas durante o clímax.
A remoção de todo o útero, incluindo o colo do útero, pode alterar a qualidade ou intensidade do orgasmo, mas não deve impedi-lo permanentemente.
Efeitos após a remoção dos ovários
Os ovários produzem testosterona e estrogênio. Estes hormônios são uma parte integrante da sua libido, ou impulso sexual. Produzem também lubrificação natural nos tecidos da vagina. Se os seus ovários foram removidos como parte de uma histerectomia, é mais provável que venha a sofrer efeitos secundários a longo prazo.
Estes efeitos secundários incluem afrontamentos e suores nocturnos. A remoção de ovários pode também causar diminuição do desejo sexual e secura vaginal.
O seu médico pode prescrever um tratamento hormonal para aliviar estes sintomas imediatamente após a cirurgia. Também pode usar um lubrificante para aliviar a secura e tornar a penetração mais confortável.
Efeitos positivos
Sugere que uma histerectomia pode de facto melhorar a resposta sexual e levar a uma vida sexual mais robusta. Isto pode ser em parte porque a cirurgia pode ajudar a aliviar dores intensas e hemorragias menstruais intensas. Estes são dois fatores que muitas vezes impedem as pessoas de ter uma vida sexual satisfatória.
Orgasmo após a histerectomia
Pode-se orgasmar após uma histerectomia. Para muitas pessoas com uma vagina, uma histerectomia não tornará o orgasmo durante atividades sexuais mais difícil. De facto, nada pode mudar.
Contudo, se a parte da sua anatomia que era mais sensível à estimulação for removida, como o colo do útero, ou os nervos ligados ao tecido ou órgão forem cortados durante a cirurgia, a sua capacidade para o orgasmo pode ser afetada.
A sensação do clítoris não deve ser afetada por causa da cirurgia. Isto inclui a estimulação do ponto G. Estes nervos não são tipicamente removidos e não são cortados.
Se gostou da penetração cervical mas o seu colo do útero foi removido, pode encontrar prazer na estimulação do clítoris.
Da mesma forma, a sensação vaginal pode ser reduzida devido aos nervos que foram cortados durante a cirurgia. Mas outras formas de estimulação podem ser tão revigorantes e levar ao orgasmo.
Outras alterações corporais
Embora uma histerectomia seja uma grande cirurgia, os efeitos a longo prazo são poucos.
As pessoas que têm os seus ovários removidos durante o procedimento têm tipicamente os problemas mais a longo prazo. Mesmo essas pessoas, no entanto, ainda podem gerir os efeitos secundários e desfrutar de uma vida sexual saudável e robusta com a ajuda de um médico.
Além disso, as pessoas que têm uma histerectomia podem ter uma sensação de bem-estar mais saudável após a cirurgia. Isto pode melhorar tanto a saúde mental como física, o que pode levar a uma melhoria da saúde sexual.