in

Como o álcool afeta a testosterona

Como o álcool afeta a testosterona

 

O consumo excessivo de álcool afeta negativamente quase todos os aspectos da sua saúde. A sua saúde hormonal não é exceção.

 

O consumo excessivo de álcool pode causar alterações a curto e longo prazo em muitos hormônios do seu corpo, incluindo a testosterona.

 

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino. Dá aos homens as suas características masculinas e desempenha um papel crítico no crescimento muscular e ósseo, assim como no desenvolvimento do esperma.

 

Quando os níveis de testosterona descem, pode levar a problemas, tais como:

 

  • disfunção erétil
  • infertilidade
  • perda de massa muscular

 

Embora este artigo se concentre na testosterona na saúde dos homens, as mulheres também produzem uma pequena quantidade de testosterona nos seus ovários. Baixos níveis de testosterona nas mulheres podem levar a um baixo desejo sexual e ossos frágeis.

 

Continue a ler para aprender sobre a ligação entre o álcool e os seus níveis de testosterona.

Como é que o álcool afeta a testosterona?

Há três glândulas necessárias para a produção de testosterona nos homens: o hipotálamo, a hipófise anterior, e os testículos.

 

  • O seu hipotálamo liberta um hormônio chamado hormônio liberador de gonadotropina (GnRH), que atua na sua glândula pituitária anterior.
  • A sua hipófise anterior liberta então o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio estimulante do folículo (FSH).
  • Em resposta ao LH e FSH, os seus testículos sintetizam então a testosterona.
  • O álcool pode perturbar a produção de testosterona ao interferir com as três glândulas.

Efeitos a curto prazo do álcool sobre a testosterona

Pensa-se que o consumo agudo de álcool pode causar deficiências a curto prazo na libertação de testosterona, afetando negativamente o seu hipotálamo e a hipófise.

 

a testosterona pode cair em apenas 30 minutos após o consumo de álcool.

 

Num estudo, os homens saudáveis receberam whisky por dia durante 30 dias, e os seus níveis de testosterona foram comparados com os dos homens com alcoolismo crónico.

 

Os níveis de testosterona dos homens saudáveis começaram a descer ao terceiro dia e atingiram níveis semelhantes aos dos homens com alcoolismo até ao final do mês.

Como é que o álcool afeta o seu esperma?

O álcool prejudica a função das células de Sertoli nos seus testículos. Estas células são necessárias para o amadurecimento dos espermatozóides.

 

O desenvolvimento do esperma é chamado espermatogênese. Tanto a testosterona como a FSH desempenham um papel na espermatogênese.

 

As rupturas destes hormônios podem levar a uma paragem espermatogênica. A paragem espermatogênica é um desenvolvimento interrompido de esperma que pode levar a uma baixa concentração de esperma no sémen.

 

Estudos descobriram que 50% dos consumidores abusivos de álcool tiveram uma paragem espermatogênica em comparação com apenas 20% dos homens sem alcoolismo.

 

Descobriram também que os homens que bebiam muito tinham testículos ligeiramente mais significativamente mais pequenos do que os homens que não bebiam.

 

Um estudo de 2017 da Trusted Source, olhando para 16.395 homens saudáveis, descobriu que o consumo excessivo de álcool pode afetar negativamente o volume de sémen e a morfologia do esperma. O consumo moderado de álcool não teve um efeito significativo em nenhum dos parâmetros.

 

Outro estudo da Trusted Source, olhando para 8.344 homens saudáveis da Europa e dos Estados Unidos, descobriu também que o consumo moderado de álcool não afectava a qualidade do sémen.

 

Embora seja do conhecimento geral que as mulheres não devem beber durante a gravidez, algumas pesquisas sugerem que os homens que bebem muito antes da fertilização podem também colocar o seu futuro bebé num risco acrescido de desenvolver defeitos congénitos.

 

Efeitos a longo prazo do álcool sobre a testosterona

Os bebedores pesados têm mais probabilidades de ter uma função testicular deficiente do que as pessoas que consomem uma quantidade moderada de álcool.

 

O consumo excessivo é geralmente considerado mais de 15 bebidas por semana para os homens ou mais de oito bebidas por semana para as mulheres.

 

Os homens que bebem muito são mais propensos a experimentar:

 

  • disfunção erétil
  • baixos níveis de testosterona
  • baixo desejo sexual

 

Pensa-se que o abuso crónico de álcool danifica as células de Leydig nos seus testículos, que são responsáveis pela produção de testosterona. O álcool também pode interferir com a libertação de LH, FSH, e GnRH.

 

O consumo moderado de álcool não parece ter efeitos a longo prazo na saúde reprodutiva ou nos níveis de testosterona.

 

O consumo moderado de álcool é geralmente definido como não mais do que uma bebida para as mulheres ou duas bebidas para os homens num único dia.

 

Quais são os sintomas de baixos níveis de testosterona?

Os sintomas de baixos níveis de testosterona em homens adultos incluem:

 

  • baixa libido
  • letargia
  • depressão
  • disfunção erétil
  • infertilidade
  • perda de pêlos corporais ou faciais
  • perda de massa muscular
  • desenvolvimento dos seios
  • perda de massa óssea
  • fogachos
  • fraca concentração

 

O consumo pesado de álcool pode baixar os níveis de testosterona e prejudicar a sua fertilidade.

 

O consumo excessivo de álcool por homens é geralmente considerado como mais de 15 bebidas por semana.

 

Deixar de beber álcool ou baixar o seu consumo de álcool para um nível seguro pode ajudar a reverter alguns dos danos causados pelo consumo crônico.

 

Written by Marcelo Wagner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quais São As Novas Funções Do Whatsapp

Quais São As Novas Funções Do Whatsapp

velocidade carro - Portal Igaraci News

Manutenção de freios automotivos: Entenda a importância