Arduino Uno e Arduino Nano: Quais as diferenças entre ambos?
O Kit de componentes eletronicos arduino uno possui uma série de recursos fundamentais que programadores iniciantes ou experientes necessitam para trabalhar. Já o nano, embora tenha a mesma placa que o primeiro modelo, não é tão completo e oferece poucos recursos para quem deseja utilizar conexões, por exemplo, para fazer o robô ou o aparelho eletrônico funcionar.
Devido às diferenças analisadas, há a necessidade de avaliar os tipos de projetos que você tem a intenção de fazer. O uno, por ter porte grande, nem sempre é o mais indicado para fazer parte de itens menores, enquanto o nano tem o diferencial de ser pequeno e prático de inserir em produções mais delicadas.
O que é o Arduino Nano?
O arduino nano é uma placa microcontroladora ATMega328 de porte pequeno que possui 45 mm x 18 mm e 5g, além de serz composto por 14 pinos digitais e mais 2 pinos analógicos. Este componente também conta com memória flash de 32 KB, uma memória dinâmica de 2KB e não contém o conector DC de 2,5 mm.
Antes de você iniciar as suas criações, saiba que o arduino nano tem uma tensão operacional de 5V, assim como tensão de alimentação 7-12V, EEPROM de 1KB e frequência de 16 MHz. Por ser uma placa simples, você consegue desenvolver diversos projetos através da conexão micro USB, além de ser ideal para pessoas que começaram há pouco tempo na programação.
O que é o Arduino Uno?
O arduino uno é uma placa de prototipagem para desenvolver projetos eletrônicos de maneira prática. A característica mais notável do componente é o microcontrolador que te permite fazer conexões práticas com o seu computador e, com isso, realizar testes eficientes e rápidos.
Além disso, este é um dos modelos mais utilizados por profissionais e também por entusiastas que desejam criar um projeto. O diferencial da peça é por ter SRAM de 2 KB, velocidade de clock em 16 MHz, 14 portas digitais e mais 6 portas analógicas que facilitam o manuseio do componente e o tornam ainda mais simples de trabalhar.
Quais as principais diferenças entre os componentes eletrônicos?
O arduino uno possui um porte maior, é compatível com shields, oferece um número superior de portas e tem uma grande procura de profissionais experientes ou iniciantes. Com relação à versão nano, esta opção é pequena e pode ser aplicada em projetos menores e mais simples, uma vez que ela não ofereça tantos recursos quanto o uno.
No entanto, de acordo com a Plataforma Brasil, a placa arduino nano apresenta a desvantagem de possuir uma memória que limite criações e não tem opções extras de conectividade. Neste último caso, conexão Wi-Fi e Bluetooth on-board não estão disponíveis e, com isso, torna-se necessário trabalhar exclusivamente com a opção micro-USB.
Quando usar o Arduino Nano?
O nano pode ser utilizado em diversos projetos para eletrônica que consistem em casas automatizadas ou produções mais delicadas, que precisam de um microcontrolador menor. Caso você esteja aprendendo a trabalhar com este tipo de arduino, saiba ser possível projetar o Blink, que acende e desliga as luzes em um pequeno intervalo de tempo, de acordo com o seu comando.
Para o trabalho ser feito com ainda mais praticidade, é recomendado ter o software da IDE arduino em seu computador. Assim, a realização de testes ocorre de maneira rápida e você detecta com maior facilidade se o microcontrolador está funcionando e realizando as suas solicitações.
Quando usar o Arduino Uno?
Use o arduino uno, caso você queira desenvolver uma máquina de coquetel portátil que tem a função de criar drinks de maneira rápida e simples. É possível misturar diferentes tipos de bebida que você queira, sem haver a necessidade de realizar o mesmo processo manualmente.
Além desta possibilidade, há também a escada automatizada feita com fita de LED, que acende as luzes quando uma pessoa sobe ou desce os andares, devido aos sensores de movimento inseridos na placa de arduino uno. O sensor mais indicado para este projeto se chama PIR, que deve ser instalado em toda a extremidade da escada para fazê-lo funcionar.
Onde encontrar Kit de componentes eletrônicos?
Encontre o kit de componentes eletrônicos com a Eletrogate, que conta com equipamentos para robótica e programação. Você adquire tudo o que precisa para iniciar os projetos e dar vida aos seus robôs ou criações inteligentes, como visto na construção da escada com fita LED ou a máquina de coquetel.
Neste conteúdo, é acompanhado o jumper macho, sensor de temperatura e de luz, buzzer ativo, LED vermelho e amarelo, além de resistores e diodos. Há também potenciômetro, capacitores cerâmicos, eletrolíticos e também uma chave tactil conhecida por push-button.
Através do kit de componentes eletrônicos da Eletrogate, existe a oportunidade de trabalhar com materiais que podem ajudar a complementar os seus projetos. Ou, se você está em processo de aprendizado e quer aprimorar as suas habilidades, temos exatamente o que precisa para te auxiliar em suas produções!